Os vereadores criticaram a falta de médicos e o mau estado de conservação da UPA e das UBs, além de pedirem a adoção de critérios mais técnicos para o pagamento das férias prêmio dos servidores. Os parlamentares também discutiram e votaram 12 Projetos de Lei, durante a reunião ordinária da última 2ª feira (16).
Primeiro a usar a tribuna, o vereador Fabinho denunciou a elevada demora no atendimento dos pacientes na UPA e a falta de pediatras nas Unidades Básicas de Saúde, sobretudo no bairro São José. O parlamentar sugeriu que o executivo faça uma assembleia com todos os servidores para que eles possam opinar sobre a reforma administrativa. Ele se queixou do corte de linha de ônibus Itaubira/Centro nos horários de 5h40 e 6h40.
O vereador Dr. Edson contou estar recebendo muitas reclamações em relação aos critérios notadamente “políticos” para o pagamento de um direito adquirido. Segundo ele, isso tem gerado favorecimento de uns em detrimento de outros baseado em afinidades ao grupo político no poder.
O parlamentar sugeriu que o pagamento dessa concessão seja feito mediante critérios estritamente técnicos e lembrou que a reforma administrativa é uma ótima oportunidade para corrigir essa injustiça.
O vereador Léo do Social a exemplo do colega Dr. Edson foi favorável à adoção de critérios técnicos para o pagamento das férias prêmio. Ele esclareceu ter procurado o chefe de gabinete para entender a forma de pagamento do benefício e se colocou à disposição dos servidores para auxiliar a sanar qualquer dúvida nesse sentido e combater qualquer irregularidade, caso seja comprovada.
O vereador Renê Butekus alertou haver secretário comprando cavalos de 150 mil reais. Ele denunciou a piora do sistema de saúde no município e alertou que a UPA e algumas Unidades Básicas de Saúde estão caindo aos pedaços, além de estarem faltando medicamentos e pediatras. Ele afirmou que a saúde municipal é composta por bons profissionais, mas mal geridos e mal administrados.
O parlamentar criticou também o caos no trânsito na cidade e afirmou que a prefeitura tem atrapalhado ao fazer alguns serviços como pinturas de faixas em horários de pico. Ele contou que a licitação de 44 milhões para a capina do município foi cancelada, após denúncias de inconsistências no processo. Renê voltou a denunciar a continuidade dos processos milionários de desapropriações em imóveis particulares pela prefeitura.
O vereador Paulinho criticou a comunicação da prefeitura, que tem falhado em anunciar os eventos e os serviços do município ao valer-se apenas das redes sociais. Ele externou sua preocupação com os furtos na região do Bairro Van Damme, que tem trazido desespero aos moradores.
O líder do prefeito Daniel Sudano informou que a falta de pediatras é um problema que afeta toda a região dos Inconfidentes e a Secretaria de Saúde está tentando contratar tais profissionais. Ele contou que as grades protetoras nos córregos serão trocadas em breve.
O vereador adiantou que a Secretaria de Agricultura vai doar mudas frutíferas para os produtores rurais. Ele contou que será construída uma praça em Córrego do Bação. Sudano disse que tem recebido denúncias de mineração irregular em Ribeirão do Eixo e já encaminhou o problema para a Secretaria de Meio Ambiente para as providências.