O presidente Arnaldo dos Santos e o vereador Renê Butekus denunciaram que um processo de licitação da prefeitura de quase três milhões de reais está com suposto direcionamento. Os vereadores também discutiram o Projeto de Lei que concede um ticket alimentação de 500 reais para os servidores da Câmara. Esses foram os principais destaques da Sessão Ordinária da última segunda-feira (18).
O Projeto de Lei 100/2019, de autoria da Mesa Diretora, responsável por garantir o auxílio alimentação de 500 reais para todos os servidores da Câmara Municipal, entrou como matéria nova e foi encaminhado para as devidas comissões.
Segundo o presidente, os impactos financeiros da medida já foram avaliados e não serão muito elevados. Ele informou que os vereadores tiveram a preocupação de garantir o benefício a todos servidores do legislativo sem qualquer tipo de distinção.
Denuncia em licitação da prefeitura
O presidente da Câmara, Arnaldo dos Santos e o vereador Renê Butekus, afirmaram terem recebido denúncias de que uma licitação da prefeitura para contratar serviços de capina e de limpeza urbana está com um suposto direcionamento para uma determinada empresa vencer o certame.
Eles disseram que a licitação vai ocorrer na próxima sexta-feira (22) e informaram que o edital, cujo valor estimado é de 2 milhões e 800 mil reais, não está publicado no portal da prefeitura.
Arnaldo contou que a denúncia veio de dentro do executivo e o denunciante informou que o edital possui especificidades para que a referida empresa saia vitoriosa. Ele ainda disse ter sido avisado de que essa mesma empresa vai também vencer a licitação de coleta de lixo da cidade, marcada para ocorrer em dezembro.
Butekus garantiu que irá acompanhar esse processo licitatório pessoalmente e se a denúncia for comprovada vai levar o ilícito ao Ministério Público.
Tribuna livre
O vereador Nilson Esteves denunciou o fechamento da escolinha dona Baratinha na Vila Gonçalo em definitivo, por que a atual administração informou não ter recurso para reformar o telhado. Ele disse que vai direcionar 26 mil reais do orçamento impositivo dele para ajudar no conserto da cobertura e cobrou um maior compromisso do prefeito para com a região e que se evite o fechamento da escolinha.
O vereador Ricardo Oliveira criticou o trânsito caótico na cidade no horário de pico e pediu uma intervenção urgente por parte do poder público. Ele sugeriu que se avalie a volta dos trocadores aos ônibus coletivos para minimizar os atrasos. Elogiou a iniciativa da empresa Serra Verde em ir aos bairros ouvir as demandas dos moradores, mas criticou o desinteresse da prefeitura em mandar representantes nesses encontros.
A vereadora Rose da Saúde parabenizou o secretário de esportes, Raphael Rondow, e o diretor Eduardo Reis, pelo bom trabalho desenvolvido frente à pasta com destaque para a Caravana do Esporte. Ela pediu que o prefeito dê uma cesta básica natalina para os servidores do executivo e informou que vai fiscalizar a qualidade do ônibus que leva os pacientes para fazer hemodiálise em Belo Horizonte.
O vereador Dr. Edson disse que várias ruas de Itabirito estão com problemas de drenagem e pediu intervenção da prefeitura em especial na rua José Bastos, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Denunciou que o residencial Morada Viva está com sérios problemas de saúde pública devido a infestação de ratos, baratas e outros insetos. Segundo ele, os moradores já fizeram vários apelos aos órgãos públicos e até agora nada foi resolvido.
O vereador Renê Butekus reclamou da lentidão dos responsáveis da prefeitura em solucionar os problemas causados pelas últimas chuvas, como a limpeza dos bueiros. Criticou o asfalto feito em cima do bloquetes na rua Benjamin Rodrigues, que tem trazido terríveis danos com as enxurradas, inclusive com um carro caindo numa vala.
Segundo ele, gestão pública não se faz com amadorismo e já passou o momento de ficar culpando os governos passados pelos problemas. Renê afirmou que a única preocupação do atual governo é barganhar cargos com vereadores e nomear parentes e aliados. Ele afirmou que a prefeitura está tomada de amadores.
O presidente Arnaldo dos Santos falou que a inauguração da quadra da Praia não foi mérito da atual administração e sim da associação comunitária, pois a mesma já estava pronta. Ele disse que o deputado Diego Andrade vai direcionar uma emenda de 50 mil para cobrir o local e anunciou que vai direcionar sua emenda impositiva para o mesmo fim.
Segundo ele o executivo decretou situação de emergência e estimou o valor de 13 milhões de reais para recuperar a cidade. Ele alertou que essa medida vai facilitar e agilizar as licitações para as compras de materiais, dessa forma pediu celeridade e eficiência nas obras.
Projetos de Lei
Os Projetos de Lei 84, 85, 90, 93 receberam pedidos de vistas. O Projeto de Lei 96 e as Moções foram aprovadas. Os Projetos novos foram encaminhados para as devidas comissões.