A preocupação com as queimadas que tem assolado Itabirito dominou os debates entre os vereadores, durante a reunião ordinária, de 2ª feira (20). Eles também cobraram melhorias do transporte público municipal e intermunicipal que estão rodando com menos carros e em horários reduzidos e discutiram e votaram 20 Projetos de Lei.
Os vereadores trouxeram números preocupantes de que, nos últimos dois meses, foram registrados mais de 300 focos de incêndio em Itabirito. Eles pediram mais efetividade no combate aos mesmos e também a colaboração da população pra que não coloque fogos em lotes ou nas matas.
Os parlamentares questionaram se o executivo tem multado os infratores e exigiram que tal delito seja tratado com todo o rigor da lei.
O sistema de saúde foi também motivo de críticas com denúncias de que o serviço está entrando em colapso devido ao sucateamento da infraestrutura de algumas unidades, falta de medicamentos e de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde.
Outro motivo de crítica foi a última festa do Pastel de Angu realizada em formado virtual. Segundo alguns vereadores não foi um sucesso e acabou gerando grande prejuízo para as mantenedoras do pastel. Eles pediram que esse modelo de festa fosse cancelado e se voltasse a fazer o evento de forma presencial.
Por fim, oposição e base aliada ressaltaram a importância da entrada do Projeto do Plano Plurianual (PPA) para a votação. Eles se comprometeram a trabalhar em prol das metas da administração pública, estabelecido para os próximos quatro anos, previsto na medida.
Confira a pauta da reunião