Mais uma vez, os problemas enfrentados pelo comércio devido à pandemia causada pelo vírus chinês dominaram os debates, durante a Sessão Ordinária de segunda-feira (17).
Os vereadores querem que o Executivo elabore o quanto antes um plano de reabertura consciente para os estabelecimentos por causa das dificuldades econômicas impostas pela pandemia.
Max Fortes externou sua preocupação com a economia do município. Segundo ele é necessário preservar as vidas, mas dar condições para a geração de renda e emprego e também para que os pequenos comerciantes possam se manter.
O vereador pediu que o executivo ponha em prática as leis aprovadas pelo legislativo em prol dos empresários, como isenção de impostos, facilitação de linhas de crédito, dentre outras.
Por fim, Max solicitou a criação de um plano de reabertura responsável para o comércio do município feito em parceria com os três poderes e com os representantes do comércio.
Ricardo Oliveira também pediu a reabertura do comércio, pelo menos de forma escalonada. Segundo ele, existem atividades completamente paradas, que podem vir a não se recuperar ao fim da crise.
Nilson Esteves criticou a inauguração apressadas e incompletas de obras como as do parque de exposições e da creche do Padre Adelmo. Ele alertou para a quebra do comércio e falou se fazer necessário criar soluções para a reabertura consciente destes estabelecimentos.
O presidente Renê Butekus também fez coro em relação à reabertura do comércio e o retorno da economia do município. Segundo ele, há estabelecimentos que não vão ter condições de reabrir mais.
O vereador questionou as mineradoras e o transporte público operando normalmente enquanto as barbearias, salões de beleza e academias se encontram fechados. Ele acusou a atual administração de fechar os olhos e cruzar os braços em relação a essa realidade.
Renê também criticou a inauguração do inacabado Parque de Exposições e da Farmácia Popular, que se encontra fechada. O vereador reclamou do excesso de gastos em publicidade com a criação de jornais, cartilhas e outdoors. Ele pediu mais ação e menos demagogia dessa administração.
Projetos de Lei (PL)
Os PLs 40, 88, 93, 94, 95, 96, 98, 100, 101 a 112, 113, 114 e 115 foram aprovados.
Confira a pauta