Os vereadores externaram preocupações com aumentos dos casos de covid-19, no município e pediram testes rápidos para a população. Eles também derrubaram três vetos do prefeito e discutiram e votaram outros 17 Projetos de Lei, durante a Sessão Ordinária de segunda-feira (8).
Dr. Edson está preocupado com o aumento dos casos de covid19 em Itabirito, sobretudo na Vale. Ele então sugeriu a vinda de algum representante da mineradora para falar sobre o assunto, pois a maioria dos casos vem de lá.
Max Fortes elogiou os testes rápidos feitos pela Vale, mas espera que ela tome todas as medidas para impedir a contaminação. Ele solicitou que seja revisto o pagamento de insalubridade e que sejam dadas EPIs aos servidores da saúde.
Ricardo Oliveira denunciou a falta de 80 tipos de medicamentos no município e pediu a realização de testes rápidos dos servidores que trabalham na saúde. Ele disse que foram comprados seis respiradores, mas há uma suspeita que eles são para transporte e não para ventilação invasiva. O vereador vai pedir esclarecimentos.
Geraldo Mendanha lamentou que as pessoas não têm respeitado as marcações nos locais de fila, sobretudo no correio. Ele quer a instalação de uma tenda ali para melhorar a situação dos que precisam usar os serviços. O vereador falou estar alarmado com o aumento dos números de infectados na cidade e pediu que as autoridades providenciassem os testes rápidos para a população.
Rose da Saúde está preocupada, pois apesar do número crescente de contaminados, a população parece não estar nem aí, já que muitos têm andado sem máscaras e não respeitado o isolamento. Ela a favor de uma CPI do lixo, mas que sejam feitas a partir dos 10 últimos anos.
Nilson Esteves criticou a notícia de que o curtume Santa Luzia vai virar um depósito da prefeitura e não um centro comercial. Mais uma vez, pediu a regulamentação do serviço de moto táxi em Itabirito. Ele também reclamou dos excessos de buraco na cidade e pediu melhora na capina.
O presidente Renê Butekus pediu providências para a prefeitura resolva o quanto antes a questão do muro que desabou na Quinta dos Inconfidentes, caso contrário irá denunciar ao MP. Ele criticou o amadorismo dos boletins anteriores da saúde.
Ele pediu mais humanidade e melhor tratamento por parte da prefeitura aos servidores na linha de frente no combate ao Covid19. Denunciou os gastos de dois milhões e quatrocentos mil de alugueis de oito ambulâncias. O vereador reclamou que pediu os dados dos gastos com o pandemia, mas não os recebeu até agora.
Projetos de Lei (PL)
Os PLs 29, 56, 59, 60, 66 e 67 foram aprovados. Os PLs 72, 73 e 74 como são matérias novas foram para as comissões. Os PLs 1, 19, 54 foram também encaminhados para as comissões. Os Pls 52 e 65 receberam pedidos de vistas. Os Vetos do Executivo 27, 46 e 53 foram derrubados.
Confira a pauta