O secretário de Meio Ambiente, Frederico Arthur Souza Leite, foi sabatinado pelos vereadores a respeito de acusações de superfaturamento no serviço de coleta de lixo. Serviço esse feito por empresa recentemente contratada pela Prefeitura de Itabirito.
Como a sabatina durou mais de três horas, os vereadores não fizeram uso da palavra livre e tampouco discutiram ou votaram projetos, na reunião ordinária de segunda-feira (25).
Segundo o secretário, os preços estavam defasados, pois o contrato anterior era de três meses e foi encerrado e o novo é de seis meses. Um dos motivos do aumento do valor mensal, segundo o secretário, foi o aumento da quantidade de resíduos com a inclusão na coleta da localidade de Água Limpa.
A acusação, que já está no Ministério Público e no Tribunal de Contas, aponta que serviço passou de R$ 1.043.410,20 (um milhão, quarenta e três mil, quatrocentos e dez reais e vinte centavos) para R$ 3.120.278,04 (três milhões, cento e vinte mil, duzentos e setenta e oito reais e quatro centavos.