Vereadores votam quatro projetos e Leo do Social assume papel de líder do governo

Leo do Social saiu em defesa do governo

Durante a reunião ordinária, da última segunda-feira (09), foram discutidos e votados quatro projetos de lei. No uso da palavra livre, o embate ficou por conta dos vereadores Leo do Social e Gilmar Capoeira, ao assumirem as posturas de líder e de oposição em relação ao atual governo.

Primeiro a fazer uso da palavra, o vereador Geraldo Mendanha elogiou o período em que o vereador Arnaldo dos Santos esteve à frente da prefeitura. Ele pediu que o atual secretário de Obras, Antônio Simões, dê uma atenção especial na reforma das estradas rurais, antes do período de chuva. Geraldo espera que o atual prefeito construa mesmo um parque de exposições no Córrego do Bação.

Em apartes, o vereador Gilmar Capoeira ressaltou a importância de convidar o atual secretariado da prefeitura para ir à Câmara Municipal se apresentar e também as propostas deles para as respectivas pastas aos vereadores.

Ele afirmou que não há como o prefeito Orlando Caldeira cumprir o prometido no plano de governo devido a escassez do tempo de mandato e de dinheiro, apesar de garantir que o antigo prefeito ter deixado verba em caixa. Capoeira denunciou que alguns servidores comissionados estão sendo demitidos por telefone.

O vereador Leo do Social rebateu o vereador Gilmar Capoeira e reconheceu a importância da vinda dos secretários à Câmara, mas informou que o parlamentar foi convidado para uma reunião no gabinete do prefeito com o secretariado, mas nem se interessou em comparecer.

Leo lembrou ao colega Capoeira, que na época do prefeito cassado nem os requerimentos e tampouco as indicações dos vereadores de oposição eram sequer respondidos.

Ele esclareceu que as exonerações estão acontecendo mesmo e têm que ocorrer, mas o secretariado e o prefeito as estão fazendo de forma respeitosa e dentro da lei.

O vereador Ricardo Oliveira pediu um transporte coletivo no bairro Bom Sucesso e espera que o secretário de Transporte abrace essa causa. Ele pediu a colocação de mais ônibus no horário de pico no bairro São José.

Como tem feito nas reuniões, o vereador falou em prol da valorização do servidor, sugerindo um aumento do ticket alimentação em 500 reais, dentre outras coisas. Ricardo espera que mais servidores efetivos ocupem cargos comissionados no atual governo.

O vereador Max Fortes ressaltou o sucesso da Semana do Desenvolvimento Econômico em qualificar e gerar negócios para o município. Falou da necessidade de buscar formas urgentes de movimentar o comércio local, por meio dos eventos como o Julifest e o Natal Iluminado. Ele também sugeriu que se reveja a questão do estacionamento rotativo para facilitar o acesso da população ao centro comercial.

O presidente Arnaldo dos Santos pediu cautela em algumas questões como a eleição para diretor das escolas para não politizar a educação. Garantiu que os vereadores votarão a favor dos projetos de valorização do servidor.

Ele vai solicitar uma fiscalização efetiva da prefeitura em relação ao comércio ambulante nos finais de semana. O presidente pediu cuidado e respeito na exoneração das pessoas e justificou que alguns vereadores não foram na reunião com o prefeito por motivos pessoais.

Projetos de Lei

Os Projetos de Lei 62, 72, 73, 75 foram aprovados. O Projeto de Lei 76 como é uma matéria nova foi encaminhado para as respectivas comissões.

Pauta do dia 09/09