A prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Administração, realizou uma capacitação voltada para os vigias do órgão. O intuito foi aprimorar a segurança patrimonial do município com o apoio da Guarda Municipal.
A capacitação aconteceu, no teatro Maestro Dungas, em dois módulos sendo o primeiro no dia (5) e o segundo na terça-feira (20), com a entrega dos certificados. Segundo o RH, 70%, dos 150 vigias participaram do curso, que contou também com a presença de vigilantes e apontadores, além do apoio de psicólogos e de integrantes da Brigada Municipal.
A gestora de Divisão e Chefe dos Vigias, Luciana Martins, informou que a capacitação nasceu da necessidade de qualificar a categoria e motivar os profissionais em relação ao desempenho das atividades.
“Juntamente com o RH, montamos este curso para mostrar a importância do trabalho deles na estrutura da Prefeitura, além de capacitá-los para os desafios do dia a dia exigidos pela profissão”, explicou Luciana.
A gestora contou terem sido abordados temas como: ética no trabalho, postura profissional, procedimentos operacionais, o papel do vigia, comunicação, estatuto dos servidores, normas de segurança, entre outros pontos.
“A participação de integrantes do Guarda e da Brigada Municipal, trazendo dicas de segurança e como atuar em momentos de pressão foi também muito importante para os participantes”, disse Luciana.
A intenção agora é promover o mesmo curso para os vigias afastados pelo decreto por serem grupos de risco em relação ao Covid-19.