O prefeito Orlando Caldeira anunciou, na tarde desta 5ª feira (07), um aumento de 30% no salário de todos os servidores municipais da prefeitura de Itabirito. A decisão foi tomada durante reunião com o presidente do Sindsemi Roberto Cesário, com os secretários de Planejamento, de Finanças e de Administração, Débora Aguiar, Rane Curdo e José Bernardo de Paula, além da procuradora Consultiva Dra. Celina Rodrigues.
Segundo o prefeito, o reajuste será dividido em duas partes: 22%, a ser pago a partir de janeiro de 2022, para compensar as perdas inflacionárias referentes a 2015, 2016, 2017 e 2019, e 8,15% de recomposição salarial referente ao próximo ano a ser paga em maio.
Orlando informou também já ter encaminhado para a Câmara Municipal um Projeto de Lei para que o vale alimentação seja pago para todos os servidores comissionados e integrantes do Saae. Ele acrescentou que já estão sendo feitos estudos para reajustar o valor do vale em 2022.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itabirito (Sindsemi), Roberto Cesário comemorou a decisão e disse que este reajuste é um fechamento muito positivo do atual grupo sindical em defesa da categoria.
“Sempre atuamos de forma árdua em prol dos servidores e dada a nossa boa relação com a atual administração conseguimos negociar estes reajustes bastante positivos com o prefeito e os secretários”, disse Cesário.
O reajuste está sendo viabilizado graças a um árduo empenho de reengenharia financeira da atual administração coordenado pelas Secretarias de Planejamento e de Finanças.
A secretária de Planejamento Débora Aguiar adiantou estar empenhada em ajustar o salário dos professores ao piso da categoria. Ela acrescentou que a equipe está trabalhando no plano de cargos e salários dos servidores e na reforma da estrutura organizacional da administração municipal.
Débora disse que, em relação ao pagamento da progressão salarial dos funcionários públicos possuidores desse direito, a equipe de finanças está estudando um percentual a ser pago a partir de janeiro de 2022.
“Os cálculos para se chegar a todos esses valores foram feitos com muita responsabilidade, pois sabemos que o impacto da mineração na arrecadação municipal tem um reflexo às vezes muito positivo e em alguns momentos bastante negativo, por isso a decisão foi tomada mediante prudência e muito estudo para encaminhar os índices de reajuste para a Câmara Municipal”, contou Débora.
A secretária informou que o impacto destes reajustes na folha de pagamento vai ficar em torno de 203 milhões de reais, cerca de 35% do orçamento total, sendo que o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para o gasto com servidores é de 54%.
“A pauta da valorização dos servidores faz parte dos Quatro Pilares do plano de governo dessa administração e não iremos parar por aqui, vamos trabalhar num legado de reforma administrativa para os próximos 15 anos, que atenda os servidores e beneficie a população de Itabirito”, finalizou a secretária de planejamento.
Ata da reunião com os reajustes