Elio da Mata e Raphael Rondow: aliança já esperada e sem novidades para Itabirito

Agora é oficial: o secretário Raphael Rondow é o vice de Elio da Mata

*Artigo de Opinião

O atual vice-prefeito de Itabirito, Elio da Mata, anunciou com zero empolgação, na última terça-feira (2/4), em suas redes sociais, seu companheiro de chapa para a corrida eleitoral deste ano: o atual secretário de esportes e presidente do PSB local, Raphael Rondow. Uma escolha que, longe de trazer renovação ou promessas de mudança, apenas reforça a estagnação e a falta de rumo do executivo municipal.

É justo reconhecer que Raphael Rondow desenvolveu um trabalho eficiente em prol do esporte à frente da pasta, porém, sua atuação acabou obscurecida pela falta de divulgação de suas ações. Sua suposta influência na juventude progressista da cidade e a recente injeção de recursos em sua secretaria não são suficientes para encobrir seu passado político oportunista de militante do PSOL a uma aliança com um governo de extrema direita. Como consequência, o PSB local é ironicamente rotulado como reduto da “esquerda bolsonarista”, sob a liderança de Rondow junto a seu restrito e pequeno grupo político.

A escolha de Raphael Rondow como vice não é surpreendente, mas sim decepcionante. Ela reflete a falta de vontade do atual governo de trazer mudanças reais para a administração da cidade. É evidente que a intenção por trás dessa decisão é apenas suprir a falta de carisma de Elio da Mata, cujo problema já foi reconhecido até mesmo por ele próprio em discursos públicos.

Além disso, a antecipação do anúncio do vice demonstra um desespero da equipe de marketing da chapa em criar um fato positivo em meio a um cenário desfavorável. Analistas políticos concordam que essa antecipação é um erro estratégico, pois priva a campanha da maximização do impacto e da capacidade de resposta às mudanças no cenário político.

E como o que está ruim pode sempre piorar; o fato dos sites de Itabirito terem ignorado o anúncio da chapa demonstra o desprestígio da dupla e o desânimo até mesmo entre os veículos que têm contratos publicitários com a Prefeitura por meio da Secretaria de Comunicação. Além disso, o clima de apatia entre os próprios apoiadores com o anúncio evidencia a falta de entusiasmo e coesão dentro da própria base governista.

Portanto, fica claro que a chapa formada por Elio da Mata e Raphael Rondow não oferece nada de novo para Itabirito. É hora de os eleitores decidirem se desejam continuar com mais do mesmo ou se estão dispostos a buscar mudanças reais para a cidade.

Esta eleição se torna, cada vez mais, um plebiscito sobre o futuro de Itabirito, e Elio e Raphael representam apenas o status quo, sem propostas ou visão para um futuro melhor.

* Marcelo Rebelo é jornalista e editor do site Mova-se