Com a quarentena imposta pelo coronavírus, o homeschooling, ou educação domiciliar, passou a ser opção, inclusive em Itabirito.
Muitas instituições e autoridades de ensino têm procurado municiar as famílias com conteúdos educativos para serem aplicados em casa. O objetivo é minimizar o impacto da perda de aulas durante a quarentena e dar continuidade ao currículo escolar.
Em Itabirito, um grupo de professores do Centro Educacional São Domingos Sávio juntou a criatividade, o whatsapp e as redes sociais para transmitir conteúdos diários aos alunos do segundo período.
A coordenadora e gestora do Centro, Norma Alves Pedrosa Bittencourt, conta que foi formado um grupo de whatsapp com as famílias e, no dia seguinte, as atividades foram enviadas diariamente pela manhã, num planejamento correspondente ao que seria dado na escola.
“A receptividade das crianças e das famílias superou as nossas expectativas, elas cumprem as tarefas, interagem com as professoras e colegas enviando vídeos, mensagens de voz e fotos das atividades”, comemorou Norma.
Segundo ela, o objetivo da iniciativa foi preservar a saúde das crianças, bem como de suas famílias, além de possibilitar que os alunos continuassem com seus estudos normalmente em casa.
“Chegamos a comemorar o aniversário de uma das alunas com direito a cartinhas on line, recadinhos carinhosos e agradecimentos de voz da aniversariante”, disse.
Homeschooling
A proposta está funcionando ao estilo do “Homeschooling”, com a diferença que é a escola quem envia o plano de aula.
Mesmo em casa, os professores continuam com o planejamento de ensino completo, incluindo músicas, atividades de movimento, observações, linguagem oral e escrita, matemática, ciências, dentre outros.
A proposta abrange somente as crianças do segundo período, pois para as menores ainda não é viável, devido à idade. Entretanto, para elas, os professores têm enviando jogos e brincadeiras para que as famílias tenham opções nesse período.
“Estamos felizes com esse trabalho, pois apesar da limitação causada pela quarentena, continuamos a educar nossas crianças e temos a certeza de que esses momentos ficarão registrados positivamente na vida delas”, finalizou Norma.