Reafirmando o compromisso de recolocar Itabirito de vez no rumo certo, Orlando Caldeira e Dr. Élio da Mata dialogaram na sexta-feira, dia 30 de outubro, com representantes do movimento negro. Durante o encontro, no Comitê Central, os candidatos do 23 à Prefeitura destacaram as propostas de políticas públicas em favor da igualdade racial e social.
No Plano de Governo, Orlando e Dr. Élio assumiram compromissos como inserir nas escolas municipais discussões sobre a igualdade racial, criar a rede de proteção e promoção dos direitos da cidadania em Itabirito e promover ações socioeducativas para enfrentar a discriminação racial.
“A gente já tem feito esse trabalho por meio da Assistência Social. Mas queremos ampliar essas ações para que a gente possa ter um acompanhamento de forma educativa, combatendo a discriminação racial”, destacou Orlando.
Diálogo sobre pautas raciais e sociais
No bate-papo, os participantes discutiram questões como a importância do Comitê Municipal de Igualdade Racial – Compir, a relação entre as pautas raciais e sociais e a ampliação das políticas públicas em favor da população e do jovem negro, inclusive visando à inserção no mercado de trabalho.
“É fundamental que a população saiba que o poder público está lá, ao lado dela, oferecendo saneamento básico, saúde, educação. Fazendo uma administração consciente e evitando gastos desnecessários, teremos recursos para investir, para chegar a esses focos de calamidade social e diminuir o impacto”, garantiu Dr. Élio, candidato a vice-prefeito do 23.
Integrante do Comitê de Igualdade Racial – Compir, Viviane Correia exaltou o diálogo com Orlando e Dr. Élio. “Eles proporcionarem esse convite para o movimento negro do município contribui para fortalecer a institucionalização do Compir e para trazer a consciência para as pessoas do movimento negro do compromisso que eles estão assumindo com a pauta, com a questão social, de educação, de levar essa pauta também para o esporte, para o desenvolvimento econômico por meio da capacitação tanto da juventude quanto do adulto negro de Itabirito”.
Assessoria de imprensa: Orlando Caldeira e Dr. Élio da Mata