Pelo menos 20 partidos de Itabirito já realizaram convenções municipais para definir os nomes que concorrerão nas eleições 2020. Até este domingo (13) são quatro chapas concorrendo a vaga para o executivo e 205 pré-candidatos a vereador disputando 13 cadeiras para o legislativo.
Os encontros iniciaram no início do mês e seguiram com força nesse final de semana. Os partidos optaram pela convenção presencial, tomando todas as medidas de segurança sanitárias e de saúde previstas.
Confira o cenário para as eleições em Itabirito até o momento:
Cidadania, PROS, PCdoB, PMN, PSDB, PDT, PSL, PT, PSC (Coligação Transforma Itabirito) aclamaram Orlando Caldeira e Élio da Mata como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. A coligação lançou 85 pré-candidatos a vereador.
DEM declarou neutralidade em relação à disputa ao cargo de prefeito e lançou 16 pré-candidatos a vereador.
PTB, PL, PV, PSD e Republicanos (Coligação Gente que Inova) aclamaram Wagner Melillo e Sebastião Antônio da Silva, o Tião Cabeção, como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. A coligação lançou 42 pré-candidatos a vereador.
PSOL não vai lançar candidato a prefeito e não vai fazer nenhuma coligação. O partido lançou cinco pré-candidatos a vereador.
MDB declarou neutralidade em relação à disputa ao cargo de prefeito e lançou 20 pré-candidatos a vereador.
Avante e Solidariedade aclamaram Ricardo Oliveira e Ézio Pimenta como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. Os partidos lançaram 32 pré-candidatos a vereador.
UP aclamou Sara Boratti e Thomás Tolledo como pré-candidatos a prefeita e vice-prefeito. O partido vai lançar cinco pré-candidatos a vereador.
O prazo para o registro de candidaturas no sistema CANDex é até (26/09). A Propaganda Eleitoral, inclusive na internet, tem inicio no dia (27/09)