Projeto de reajuste do cartão alimentação sai da pauta a pedido do executivo

Vereadores discutiram o reajuste do cartão alimentação (Foto: Romeu Arcanjo)

O reajuste do cartão alimentação foi o principal ponto debatido durante a reunião ordinária da última segunda-feira (21). O líder do governo, o vereador Leo do Social, pediu vistas ao referido Projeto de Lei 92/19, a pedido do prefeito para reavaliar a possibilidade financeira de incluir os professores e outras categorias entre os beneficiados.

Um grupo de professores esteve presente na reunião, portando cartazes com mensagens para incluir a categoria e outras demais no reajuste do benefício. Os vereadores declararam irrestrito apoio ao pleito dos docentes, durante os discursos e prometeram lutar para que o reajuste seja estendido ao maior grupo de servidores possível.

O vereador Ricardo Oliveira solicitou que o reajuste do cartão alimentação fosse estendido aos demais servidores. Ele reconheceu que o projeto foi um passo importante, mas é necessário ir além e atender outras categorias como os professores, os monitores de creches escolares, entre outros. O parlamentar afirmou estar solidário com a mobilização dos professores na Câmara.

Professores reivindicam também o reajuste (Foto: Romeu Arcanjo)

Ele sugeriu que o executivo combata o inchaço da máquina pública por meio do corte de cargos comissionados. Ricardo criticou as indicações políticas, que saem do legislativo, além dos conchavos políticos feitos por meio da troca de cargos, antes criticados na campanha do atual governo, mas hoje praticados livremente.

O vereador Max Fortes elogiou a mobilização dos professores em prol de que eles e as demais categorias sejam incluídas no reajuste do cartão alimentação. Ele é a favor da inclusão do benefício aos servidores da educação, desde que exista previsão orçamentária para isso.

Max informou que o executivo, por meio de sua chefia de Gabinete, entrou em contato com ele e garantiu que está sendo feito uma revisão orçamentária na tentativa de mais categorias no reajuste do cartão alimentação.

O vereador Nilson Esteves pediu que o jurídico da prefeitura desse prosseguimento ao processo que estabelece o serviço de mototáxi no município. Ele também apoiou a reivindicação dos professores para serem beneficiados com o reajuste do cartão alimentação.

O vereador externou sua preocupação com o inchaço da máquina pública e aconselhou que o número de cargos sejam diminuídos e não aumentados.

O vereador Geraldo Mendanha também fez coro em prol da mobilização dos professores e garantiu o apoio dele e dos demais vereadores. Ele pediu que o presidente da Casa dê celeridade na votação do reajuste, quando retornar para a votação por meio de reuniões extraordinárias.

O vereador Renê Butekus cobrou que o cartão alimentação no valor de 500 reais seja estendido a todos os servidores ao alegar que isso foi uma promessa de campanha do atual prefeito. Ele teceu duras críticas ao aparelhamento da máquina pública por parentes de aliados e adiantou que denunciará os casos de nepotismo existentes.

Renê reclamou que os requerimentos dele não estão sendo respondidos e denunciou que o Portal da Transparência não foi ainda atualizado pela nova gestão. Ele garantiu que vai levar o caso da falta de transparência dos dados ao Ministério Público.

A vereadora Rose da Saúde também se solidarizou com o pleito dos professores e demais servidores em prol do cartão alimentação. Ela denunciou que achou estocado no cinema, caixas de medalhas antigas e troféus, que não podem ser aproveitados por ter emblemas da gestão passada. Segundo a vereadora isso é um verdadeiro caso de desperdício de dinheiro público.

O presidente da Câmara Municipal, Arnaldo dos Santos, garantiu que todos os vereadores são a favor do reajuste do ticket alimentação. Ele disse que o projeto voltará a pauta na semana que vem e pediu que essa nos próximos dias, as categoria negociem com o executivo os valores.

Arnaldo se comprometeu a votar o mesmo nos dias 28, 29 e 30 com toda celeridade possível e pediu que ele volta à pauta com data retroativa para o benefício sair logo no próximo mês. Ele elogiou o vereador Ricardo Oliveira por levantar a bandeira do servidor em todas as gestões.

Projetos de Lei

Pauta do dia 21/10
Pauta do dia 21/10