O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou que a empresa russa Acron embarcou uma carga de fertilizante com destino ao Brasil sexta-feira (4). A pasta não informou o volume da carga e as especificações do produto embarcado.
O anúncio ocorre após o governo da Rússia ter recomendado às empresas do setor no país que suspendessem as exportações de fertilizantes. Segundo o Ministério da Indústria e Comércio russo, a decisão está relacionada com a desorganização da cadeia logística de exportação, afetada desde o início da guerra com a Ucrânia na última semana.
A Acron é a principal produtora de fertilizantes complexos verticalmente integrados da Rússia, segundo o site institucional da empresa. De NPK (Nitrogênio-N, Fósforo-P e Potássio-K), a companhia russa é uma das dez principais líderes globais em termos de capacidade de produção do produto.
A Acron, inclusive, negocia no Brasil a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3, polo de fertilizantes da companhia brasileira na cidade de Três Lagoas (MS).